Projeto Férias do Crescer celebra 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Projeto Férias do Crescer celebra 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

O Projeto Crescer, unidade assistencial do Centro Espírita Amor e Caridade localizada no Parque Nações,

transformou o mês de julho em sinônimo de férias com recreação, cultura, atividades artísticas e

socioeducativas.

Para isso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes do Crescer programou e, deu continuidade ao Projeto Higiene (pessoal e coletiva) e proporcionou gincanas e evento julhino.

Uma das atividades mais produtivas durante esse período, na visão da equipe do projeto, foi a abordagem do Aniversário de 33 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nessa ação socioeducativa, foi exibido o filme “A Menina índigo”, realizou-se uma roda de leitura com o

gibi da Turma da Mônica e o ECA. Tudo feito de maneira lúdica, acompanhado de brincadeiras com mímicas de perguntas e respostas e de confecção de material informativo/ilustrativo exemplificando o tema.

“Com a realização dessa atividade socioeducativa, foi possível refletir e discutir sobre os deveres e direitos das crianças e dos adolescentes, bem como mostrar a importância do apoio familiar. Através de toda proposta lúdica, foi possível observar o aprendizado sobre a legislação ECA e estimular a integração e o relacionamento interpessoal entre os envolvidos”, explica Rosimeire Cunha, assistente social do Projeto Crescer.

E para finalizar as atividades programadas, foi realizado passeio guiado ao Jardim Botânico, o qual faz

parte do Projeto Explorando a Cidade de Bauru, em comemoração aos 127 anos do município. TR

Essa atividade, de finalidades cultural, recreativa e de lazer, buscou explorar esse ponto turístico municipal apresentando e ensinando às crianças e adolescentes as peculiaridades da fauna e da flora existente. A equipe do projeto entende que, ao fortalecer o vínculo com a natureza, as crianças e os

adolescentes reconhecem sua importância para a preservação do meio ambiente.

“Avaliamos que as atividades diferenciadas realizadas em período de férias escolares, no Serviço de

Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes, proporcionam melhoria significativa na qualidade de vida, refletindo positivamente no ambiente familiar.

Outro ganho é ampliar o universo informacional e efetivar a participação social e comunitária dos nossos atendidos”, conclui Rosimeire.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *