Crianças e adolescentes do Projeto Crescer produzem e protagonizam curta-metragem

Crianças e adolescentes do Projeto Crescer produzem e protagonizam curta-metragem

As crianças e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Projeto Crescer

produziram e protagonizaram um curta-metragem.

Denominado “Realidade Contemporânea”, o filme de curta duração foi lançado em setembro.

Alegria, satisfação e sentimento de dever cumprimento marcaram o lançamento do curta-metragem, uma ação inovadora e que teve início em janeiro deste ano, sendo desenvolvido ao longo do primeiro semestre e finalizado entre os meses de agosto e setembro.

“Realidade Contemporânea” apresenta uma profunda reflexão a respeito da necessidade de combater a violência e a gravidez na adolescência. Retrata, também, as consequências que o uso de drogas pode acarretar ao desenvolvimento das crianças, adolescentes e familiares.

“A ação teve como objetivo explorar as habilidades individuais de atuação e raciocínio rápido; oportunizar a elaboração de uma narrativa própria, possibilitando à reinvenção da escrita do mundo, ao passo em que permite às crianças, aos adolescentes e as suas famílias compreenderem a realidade do

combate à violência, a gravidez e o acesso ao uso de álcool e outras drogas”,

explica Rosimeire Cunha, assistente social do Projeto Crescer.

Isso foi possível porque o curta-metragem foi desenvolvido e protagonizado pelas crianças e adolescentes do Crescer, sendo conduzido, produzido e supervisionado pelas educadoras sociais com o apoio da equipe técnica, composta pela assistente social e a psicóloga do projeto.

Durante o processo de pré-produção, produção e pós-produção do filme, as crianças e os adolescentes

atendidos tiveram acesso a informações sobre direitos e deveres. “Ao estimular o protagonismo, eles conseguiram desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social.

A atividade também proporcionou o fortalecimento dos vínculos familiares, comunitários e sociais”, acrescenta Rosimeire.

“Realidade Contemporânea” foi lançado oficialmente durante um coquetel realizado no Projeto Crescer.

Depois da exibição, protagonistas, famílias e equipe técnica confraternizaram com salgados, bolo e refrigerante, além de terem sido convidados a prestigiar o trabalho realizado pelos usuários através da Oficina de Fotografia, proposta pelo Projeto Explorando a Cidade de Bauru em comemoração aos 127.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *