Projeto Higiene estimula transformar hábitos em prol da saúde no Crescer

Projeto Higiene estimula transformar hábitos em prol da saúde no Crescer

Estimular a transformação de atitudes e hábitos em prol da saúde.

Este é o objetivo do Projeto Higiene, que foi implementado no Projeto Crescer, unidade socioeducacional do Centro Espírita Amor e Caridade localizada no Parque das Nações.

O Projeto Higiene envolve atividades de educação e promoção da saúde junto às 50 crianças atendidas no Crescer, bem como suas famílias, e integra uma das estratégias de atuação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes e da Educação Infantil.

No dia 22 de março, o Projeto Crescer promoveu um encontro com as famílias para abordar o tema “A

importância da higiene no processo educativo”.

A atividade, realizada em parceria com a farmacêutica Cirlene Carvalho, teve como objetivo orientar e estimular a importância da higiene corporal na prevenção de doenças por meio de aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos de vida.

“Ao educar para a saúde e para a higiene, de forma contextualizada e sistemática, toda a equipe contribui de forma decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoal e da coletividade”, avalia Rosimeire Cunha, assistente social do Projeto Crescer.

Rosimeire conta que tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação e assistência do

Projeto Crescer, dada a responsabilidade de proporcionar que crianças e familiares aprendam e transformem hábitos de saúde que terão impacto sobre toda a vida.

Isso porque, como explica a assistente social, as experiências têm mostrado que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrever as características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não são suficientes para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável.

“É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia da escola, do Projeto e doa ambiente familiar. Higiene é um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza”, afirma Natália Martins Montalvão Real, psicóloga do Crescer.

Por essa razão, mais atividades estão previstas no Crescer dentro do Projeto Higiene por meio de parcerias com profissionais de saúde para abordar temas de interesse da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *