Gincana anima e fortalece vínculos no Projeto Crescer

Gincana anima e fortalece vínculos no Projeto Crescer

Para fortalecer vínculos entre crianças e adolescentes atendidos, o Projeto Crescer realizou uma animada gincana nas férias de janeiro.

A atividade foi escolhida por proporcionar alegria, diversão, cooperação e aprendizado, contribuindo

para a continuidade as atividades desenvolvidas no serviço, mas de maneira diferente.

“Como as crianças e adolescentes estão no período de férias e gostaríamos de manter o interesse

delas em relação ao projeto, avaliamos que era preciso apresentar novas formas de dinâmicas que contribuíssem no fortalecimento de vínculos.

Veio daí a ideia da gincana”, explica Rosimeire Cunha, assistente social do Projeto Crescer.

A programação, planejamento, regras e pontuações para a gincana foram realizadas pelas próprias

crianças e pelos adolescentes, sempre auxiliados pela equipe do Projeto Crescer.

Depois disso, foi realizado sorteio para a formação das equipes, que ficaram assim divididas: amarelo (picapau), verde (leoninos) e vermelho (águia venenosa). Os nomes foram escolhidos pelas próprias crianças e pelos adolescentes.

Os times participaram de atividades intensas e dinâmicas recreativas, artísticas, culturais, de lazer e

esportivas. A programação incluiu futebol, desenho, queimada, tênis, uno, handebol, boliche, vôlei, corrida de obstáculos, corrida e passa bastão, prova do olfato e paladar, torta na cara com perguntas e respostas interativas, complete a música.

A gincana também contou com jogos com a família para que as crianças e adolescentes interagissem e

fortalecessem seus vínculos familiares.

No dia 31 de janeiro, foi realizada a premiação. Todas as atividades da gincana foram antecedidas por um delicioso café da manhã, às 9h. Os participantes também tiveram almoço, às 12h, e na saída, às 13h, receberam lanches.

Em paralelo à gincana, a equipe do Projeto Crescer realizou, no dia 25 de janeiro, um passeio ao Horto Florestal, parceria com a Secretaria Municipal do Bem-Estar Social (SEBES) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região do Jardim Europa. A atividade envolveu as crianças de 6 a 10 anos.

E na última semana de janeiro foi debatido o tema “Visibilidade trans na educação” por meio da exibição de vídeos, palestras e roda de conversas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *